Projetos de Investigação, desenvolvimento e Inovação

INart

2006-2009

Syddarta

2010-2013

SMEInstrument

2016-2018

Na vanguarda de desenvolvimento para o Património Cultural

01
INart

Inserida num Consórcio Europeu com um conjunto de parceiros com diversos perfis de atuação, a Signinum participou no Projeto InART. Este foi financiado no âmbito do quadro da Comissão Europeia através do FP6. O InART conseguiu desenvolver uma solução de tratamento e limpeza automático de qualquer tipo de pintura utilizando para tal tecnologia laser. A Signinum participou no consórcio principalmente como aferidor das soluções finais obtidas, para além do papel ativo que teve na produção e fornecimento das diversas amostras e peças produzidas para ir testando a evolução do protótipo, à medida que o projeto ia sendo implementado.

02
Syddarta

O objetivo do projecto SYDDARTA, desenvolvido no quadro do FP7 da Comissão Europeia, foi criar um protótipo para a deteção da deterioração em obras de arte e outros artefatos patrimoniais. Tal foi alcançado através da utilização de "imagens 3D hyperspectral", onde as imagens hyperspectrais eram adquiridas ao mesmo tempo que se digitalizava o perfil 3D da superfície em estudo. Sendo uma técnica óptica, esta era não invasiva e, portanto, não destrutiva. O sistema, sendo portátil, destinava-se á monitorização e conservação de bens culturais móveis. Além disso, o sistema serviu também para referenciar bases de dados de materiais (tais como pigmentos). A fusão das duas técnicas permitiu o rápido varrimento in-situ de qualquer bem Cultural. Os resultados eram então digitalizados, simplificando a sua transferência entre Organizações culturais em toda a Europa, melhorando assim a preservação do nosso Património Cultural. O sistema projetado também é atualmente utilizado como uma ferramenta adicional para outras aplicações como a autenticação de obras de arte.

03
SMEInstrument

"Os Atores na preservação do Património Cultural necessitam de meios e ferramentas analíticas para controlar suas intervenções, a fim de garantir a máxima qualidade possível em seu trabalho. Para isso eles necessitam de conhecer e entender o seu tema de trabalho - a peça de arte - e os materiais que foram usados para as produzir. Isso atualmente tem custos onerosos que fazem apenas as melhores peças elegíveis para este processo de análise. Com XPECAM X02, não há obras de arte de segunda classe - esta solução portátil de imagem espectral executa de forma amigável todos os exames de suporte que um Conservador precisa no seu trabalho diário, sem a necessidade de subcontratar serviços de laboratório. XPECAM X02 irá capacitar o Conservador de arte com uma nova ferramenta que aumenta a qualidade e a velocidade do processo de conservação."

Um dos objetivos da Signinum desde muito cedo, foi o de estarmos envolvidos em projetos de investigação, não só a nível Nacional, mas sobretudo a nível Europeu. A Aventura Europeia, teve o seu início em 2006 e até hoje nunca mais paramos de contribuir para o que de melhor se faz no desenvolvimento de equipamentos, soluções e materiais para a conservação e restauro, e reabilitação.