“Primeira fase da Quinta Alegre já foi inaugurada”

Escrito por Santa Casa da Misericórdia de Lisboa | 04 de Julho de 2017

“Na semana em que a Misericórdia de Lisboa comemora 519 anos, são inaugurados o Palácio e o Jardim da Quinta Alegre, um dos projetos mais emblemáticos da instituição.”

“De todas as obras que temos em curso, não há nenhuma mais bonita do que esta”. As palavras são do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes”
"O Palácio Marquês do Alegrete, na Charneca do Lumiar, como também é conhecido, é propriedade da Misericórdia de Lisboa, e está a ser alvo de um projeto singular, com três fases de intervenção. A primeira, agora concluída, abrange a reabilitação e recuperação do Palácio e do Jardim Romântico."
"Nesta fase, uma das grandes preocupações da Santa Casa foi a de garantir a integridade dos elementos construtivos e artísticos, respeitando os materiais originais e restaurando pormenores decorativos, especialmente os frescos."
"Durante a segunda fase, será construída uma Unidade Assistida, com capacidade para 60 pessoas, que acolherá os reformados da Santa Casa. Na última fase, será edificada uma Unidade Residencial para jovens, onde haverá áreas lúdicas e culturais, abertas à comunidade."

Video da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sobre o alegrete