"A conservação dos elementos pétreos do escadório do Bom Jesus do Monte"

Escrito por António Cardoso | 24 de Fevereiro 2017

"O princípio e os fins. Se há algo que represente e transmita a imagem e fama do Bom Jesus do Monte em Braga por esse mundo fora é o seu magnífico escadório em granito. Magnífico tanto pelo seu esplendor estético ao qual não conseguimos resistir, mas também pela simbologia que este apresenta e que nos leva a reflexões e aprendizagens internas à medida que o percorremos."

"A multidisciplinaridade como certeza de uma intervenção eficiente. Dada a importância histórica e patrimonial do conjunto a intervir, houve desde o primeiro momento por parte da equipa de trabalho uma clara e inequívoca noção da responsabilidade quanto à intervenção que se iria realizar. O Promotor, de uma forma sábia e coerente, apetrechou-se de uma equipa multidisciplinar para planear, dirigir, acompanhar e realizar a intervenção."

"A manutenção do património como garante de riqueza. Como já vem sido referido por diversas vezes ao longo destes artigos, a manutenção do trabalho e da situação conservativa alcançada com esta intervenção é o principal garante da preservação deste património único. Felizmente que o Promotor do projeto precaveu esta questão, tendo garantido um plano de manutenção do todo o espaço em questão, garantindo assim a preservação e salvaguarda do Santuário do Bom Jesus do Monte para as gerações futuras."