“Convento de S. Paulo de Alferrara reabre após 50 anos de abandono”

Escrito por Francisco Alves Rito, Jornal Público | 25 de Junho de 2017

“Convento de S. Paulo de Alferrara reabre após 50 anos de abandono”

“Enquadramento paisagístico ímpar, em plena Quinta de S. Paulo, na Arrábida é mais-valia principal do monumento do século XIV que foi resgatado da ruína.
O Convento de S. Paulo de Alferrara, monumento construído em 1383, situado na Quinta de S. Paulo, na Serra da Arrábida, no limite entre os concelhos de Palmela e Setúbal, já pode ser visitado após a conclusão da segunda fase de reabilitação que assegurou a consolidação parcial da estrutura.
O edifício histórico, que integra o património da antiga Quinta de S. Paulo, que é hoje propriedade da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), fica agora disponível para visitas da comunidade, sujeitas a marcação, após 50 anos de “abandono violento”, como disse Vítor Mestre, arquitecto responsável pela intervenção.
A inauguração da reabilitação parcial do convento teve lugar na quinta-feira, ao final do dia, numa cerimónia que juntou algumas dezenas de pessoas e que incluiu uma visita pela área já restaurada, que inclui o claustro, a nave da igreja e o antigo refeitório e respectiva cozinha. No refeitório nasceu uma grande sala de reuniões, com uma soberba vista sobre a encosta da serra.”